Edições Anteriores

FIDÉ Brasil é a edição brasileira de FIDÉ - Festival International du Documentaire Étudiant (atualmente denominado Festival International du Documentaire Émergent). O evento começou na França em 2008, quando um grupo de estudantes estrangeiros de Mestrado em Cinema na Universidade Paris 8 se reuniu para projetar documentários em um lençol branco em um squat no subúrbio de Paris. Em 2012 o festival aconteceu pela primeira vez no Brasil, na Cinemateca de Curitiba. Confira as edições anteriores.

Edição 2019

Com mais de 600 trabalhos inscritos, o triplo das edições anteriores, o 5º FIDÉ Brasil exibiu 24 documentários de 13 países. Na sessão retrospectiva, uma seleção de filmes dirigidos por Paulo Gil Soares entre 1960 e 1970, dentro da iniciativa chamada Caravana Farkas. Já a sessão de abertura apresentou pela primeira vez em Curitiba o longa-metragem “Cine Marrocos”, de Ricardo Calil, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2019, com presença do diretor.

BAIXAR PROGRAMA - PDF

Edição 2017

Realizado pela primeira vez com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, o 4º FIDÉ Brasil exibiu 28 documentários originários de 15 países. A novidade em 2017 foi a Sessão Retrospectiva, que projetou na telona cópias remasterizadas de 60 filmes de curtíssima duração dos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, considerados os inventores do cinema e pioneiros do documentário. Na sessão de abertura, exibimos o premiado 327 cadernos, do argentino Andrés Di Tella, um dos principais documentaristas contemporâneos da América Latina, que viajou especialmente para o FIDÉ Brasil.

BAIXAR PROGRAMA - PDF

Edição 2015

23 documentários de estudantes originários de 12 países integraram o programa desta terceira edição brasileira do festival. Este ano a novidade foi a sessão DocNomads, com curadoria da própria instituição especialmente para o FIDÉ Brasil. Na sessão de abertura, projetamos Homem comum, de Carlos Nader.

BAIXAR PROGRAMA - PDF

Edição 2013

Na segunda edição do FIDÉ Brasil, organizada voluntariamente e com a parceria de apoiadores locais, foram exibidos 20 documentários de 14 países, mostrando as inúmeras possibilidades narrativas do cinema de não ficção produzido em âmbito estudantil. O português José Filipe Costa esteve presente na sessão de abertura com o longa-metragem Linha vermelha.

BAIXAR PROGRAMA - PDF

Edição 2012

Primeira edição brasileira do FIDÉ Brasil, realizada em caráter de guerrilha com a mobilização de professores e alunos da FAP/Unespar. 27 filmes de 11 países integraram a programação estudantil, que contou ainda com debates e atividades diversas. Um filme para Dirceu, de Ana Johann, abriu o festival.

BAIXAR PROGRAMA - PDF